Pular para o conteúdo

9 de julho de 2008

138

Como organizar uma campanha eleitoral I

por cila schulman

• Organizar uma campanha eleitoral é como abrir uma empresa que tem como meta a liderança de um setor. Mas em tempo recorde e sem direito a falhas. Sim, é como fundar uma empresa que começa do nada e tem que funcionar em poucas semanas se não perfeitamente, ao menos muito melhor que as suas concorrentes. Essa tarefa inclui desde contratar um grande time que nunca trabalhou junto até estabelecer hierarquias, estruturas, fluxos, padrões, estratégia, táticas. E depois de tudo alcançado, mesmo que seja campeã, esta empresa de sucesso está fadada ao mesmo fim das empresas fracassadas: fechar suas portas.

O CANDIDATO

• Tudo começa por você e aqui vou usar uma expressão que jamais uso para definir um candidato, porém como partimos do pressuposto de que a campanha é uma empresa, não tem jeito, aqui vai: você, candidato, não vai ser o dono, nem o presidente, nem mesmo o diretor ou gerente desta empresa chamada campanha. Simplesmente porque você é o único elemento insubstituível, a razão de ser da empresa: isso mesmo, você é o produto (desculpa de novo pela definição, mas é mais fácil pra entender). E se você, produto, tem que se tornar o projeto de vida de todos os funcionários da empresa para ser o objeto do desejo do consumidor final, no caso, o eleitor, tem que estar bem apresentado, atraente, disponível, enfim, não dá pra você ser o gerentão e ainda querer estar em tudo que é prateleira, certo?

• Trocando em miúdos: você, que é o centro de tudo terá que ir em busca de uma palavrinha mágica chamada profissionalização. Isso mesmo, como nas empresas familiares em determinadas sucessões, você tem que procurar um presidente profissional para a sua empresa, além de um diretor-financeiro, de um diretor de marketing, de um diretor de logística, de um diretor-administrativo, de um diretor de recursos humanos, de um diretor-jurídico…

• Cada empresa, ops, cada campanha, estabelece um organograma um pouco diferente da outra, um fluxograma idem. Mas as regras básicas de administração são as mesmas, basta você entender quais são as suas possibilidades (vai ser empresa de fundo de quintal? microempresa? multinacional?) e se ater a ser o mais eficiente dentro da sua categoria. O segundo passo é encontrar pessoas-chave de confiança e de competência comprovada em suas áreas. A partir daí você tem que deixar o barco correr, pois qualquer intervenção sua e pode ser a gota d’água.

ORGANOGRAMA

• Primeira regra: não deixe que se faça um organograma muito grande. Isso é coisa de amador, de gente indecisa, de gente que quer agradar a torcida e pensa no século retrasado (lembra alguma coisa?). Mas então: campanha não é nem hora nem lugar para fazer política. Calma, eu explico: é claro que uma campanha é sobre política e que é preciso abrir espaço para o máximo de gente participar, mas tome cuidado para não burocratizar o que deve funcionar sem entraves: o que vamos chamar de a sua diretoria-executiva. Esta deve ser acima de tudo eficiente. E ponto final.

COORDENADOR-GERAL

• A primeira pessoa a ser escolhida é o presidente da empresa, no nosso caso o coordenador-geral de campanha. É ele quem vai dar o tom, o ritmo do trabalho. Sugiro que você busque um executivo de alto padrão, embora essa gente queira cada vez menos se envolver com campanhas eleitorais. Mas insista, que vale a pena: sempre tem um sujeito pronto para ser mordido pela mosca azul da competição. Pense bem. Pode ser um amigo seu, alguém que já trabalhou com você, um familiar, sobretudo alguém em quem você confie (acho melhor sua mãe não, que ela pode confundir as coisas).

• Sério, você tem que confiar na pessoa para quem você vai entregar o seu futuro. Pense em alguém que tenha poder de decisão (e vontade de exercê-lo), bom caráter, capacidade de liderança e boas condições de saúde, disposição e disponibilidade. Também tem que ser alguém disposto a morrer por você, ou pelo menos pela sua causa. Se você encontrar alguém com estas qualidades, meio caminho estará andado.

• O coordenador-geral de campanha, juntamente com você, é quem deve formar a equipe. Se a campanha vai ser comandada por ele e não por você, pense bem antes de impor um coordenador mala que é seu amigo mas que terá dificuldade de funcionar sob o comando de outra pessoa. Evite levar gente que representa confusão para o centro de decisão de sua campanha.

CONSELHO POLÍTICO

• Logo abaixo do coordenador de campanha, mas não acima do resto da diretoria, deve vir o Conselho Político da campanha. Essa sim é uma turma a ser pensada. Devem estar ali representados os partidos da sua coligação, além de alguns políticos mais notáveis de sua região ou de seu grupo (atuais ou ex senadores, governadores, prefeitos etc.).

• Tome cuidado para ter um pequeno conselho que seja deliberador, para aqueles momentos de crise da campanha, e outro que seja mais amplo e no qual você tenha um coordenador político experiente com capacidade para encaminhar os assuntos sem que os participantes sintam-se menosprezados.

• É importante que esse coordenador seja também um elemento de ligação entre as decisões do grupo e as demais áreas da campanha. Porque não há nada pior que submeter o candidato a assembléias no calor da luta ou, quase pior, o pessoal da comunicação e de outras áreas executivas a ouvir palpites e reclamações de um sem número de pessoas bem na hora em que precisariam estar produzindo. Veja, as colaborações de políticos e de amigos são muito importantes, mas não as de todo mundo e nem a toda hora. Se você é o candidato, cuide que o seu coordenador-geral preserve a equipe, que é o mínimo que ele pode fazer pelo time que está em campo pra ganhar com você.

FINANCEIRO

• Este “quadradinho” do seu organograma deve estar na mesma altura daquele do Conselho Político, abaixo do coordenador-geral. Entenda que a grande maioria das decisões da campanha vai depender do coordenador financeiro, pois é ele que movimenta a máquina.

• O coordenador-financeiro não é apenas um caixa pagador e sim um administrador das finanças desta grande empresa chamada campanha. Ele precisa ter visão estratégica para saber como vai arrecadar e também para resolver quanto e como vai pagar cada um dos serviços da campanha.

• Claro que junto dele devem estar mais arrecadadores (gente de extrema confiança, claro), contadores e advogados (hoje essa área de prestação de contas é a mais importante de todas devido à nova legislação) e o próprio caixa, aquele que organiza e libera os pagamentos nas datas combinadas.

COMUNICAÇÃO, JURÍDICO, LOGÍSTICA, MOBILIZAÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO

• Numa linha horizontal e com mesma importância no organograma ficam todas as outras áreas das campanhas. Nos próximos dias vou complementar este post detalhando cada uma destas áreas e sugerindo como organizar o fluxograma para que tudo funcione direito. Como uma empresa daquelas líderes de mercado.

About these ads
138 Comentários Comente
  1. Hugo
    mar 3 2009

    Muito bom!

    Gostaria de saber mais, visto que estou n1 movimento independete e toda a ajuda e as dicas são SUPER IMPORTANTES!

    As suas palavras são singelas e directas!!

    Resposta
    • Jorge Emilio
      jun 1 2011

      sou marqueteiro politico e faço campanhas eleitorais

      Resposta
      • Cesar Augusto
        jan 25 2012

        Amigo existe a possibilidade de fazer uma camapnha a distancia?

  2. José Robson campos de Oliveira
    set 12 2009

    achei muito boa as informações sobre campanha eleitoral, eu que vou participar de uma campanha para deputado estadual na Bahia e com certeza vou precisar de muitas orentações.

    Resposta
  3. Expedito Junior
    out 3 2009

    Prezado amigo,
    Estou pré candidato ao governo de Rondônia, e gostaria de obter informações acerca do organograma da equipe de trabalho, de uma campanha política.
    Grato.

    Resposta
    • Luciano Julusi
      jan 18 2010

      Entre em contato 34. 9995.3078

      Resposta
    • mai 21 2010

      Saiba tudo sobre como segurar as rédeas de uma campanha aqui: http://gestordecampanha.wordpress.com

      Resposta
    • Valdecir Duarte
      dez 16 2011

      Fui convidado para coordenar , uma campanha de um candidato a prefeito nas eleições do proximo ano, portanto gostaria de receber orientações, ou alguma informações sobre algum curso,que possa me
      auxiliar na coordenação, Aguardo alguma ajuda,
      Abraço.
      Valdecir Duarte
      Brzlandia,Df. duarte70.2008@gmail.com 61+8541+9421

      Resposta
    • Edméa Maia Barbosa
      jul 17 2012

      estou candidata a vereadora e quero orientação de como elaborar o plano de governo e a equipe qu vai trabalhar commigo não disponho de recurso e não minha familia próxima e fi
      co preocupada em pessoas que posso confiar em virtude de ter muitos candidatos no bairro
      e os de fora que vem no bairro fazer campanha é complicado aguardo orientação obrigada

      Resposta
  4. out 15 2009

    sou fabio sousa, já fui cadidato a vereador na cidade de reriutaba. gostie muito!!!

    Resposta
  5. out 15 2009

    miuto bom

    Resposta
  6. Joao Bosco Gestal
    out 19 2009

    Gostei do texto conciso, direto e objetivo. Gostaria, como político, que deve se organizar o máximo possível, com equipes agindo com sinergia… e o candidato com seu núcleo central de coordenação direta gastando as solas do sapato, pois o dinheiro é necessário, mas às vezes o esforço inteligente e bem montado faz a diferença. O eleitor quer te ver, cumprimente-o e diga para o que veio em breves palavras. Boa campanha a todos!
    Deputado João Bosco

    Resposta
    • marcelo
      jan 15 2011

      gostaria de receber informalções arespeito de como se elabora um fluxograma de campanha.

      Resposta
  7. GILBERTO ABIB
    out 25 2009

    Gostei muito… E agradeceria muito se vc pudesse me enviar um organograma completo de cada função por e-mail, pois sou candidato a Dep. Federal pelo RJ, lembrando que esse organograma será para orientar um candidato que apesar de ter o apoio de políticos influentes da região, terá um a sua disposição um orçamento digamos de pequeno para medio porte.
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pela matéria.
    GILBERTO ABIB

    Resposta
  8. bruno vinicius
    dez 22 2009

    gostaria de saber mais sobre a logistica e a mobilização de uma campanha politica. como traçar um plano de campanha para um candidato a Deputado Estadual.

    Resposta
  9. stenio junior
    jan 4 2010

    gostei muito de todas as dicas,sou de roraima do extremo norte do brasil fronteira com venezuela e guiana inglesa gostaria de receber mais informacoes com um organograma e como organizar uma campanha para deputado federal
    um grande abraco.
    stenio junior.

    Resposta
  10. Jane Martins
    jan 13 2010

    Gostei muito… gostaria se possível que me envia-se um organograma completo de cada função por e-mail, pois estou empenhada em uma campanha para Deputado Federal pelo RJ. Em fim será de grande ajuda para a equipe pois o orçamento deste será de pequeno a médio porte.

    Desde de já fico grata pela atenção , e parabéns ,pois a matéria é ótima.

    Jane Martins

    Resposta
  11. hernane soares
    jan 22 2010

    Há possibilidade de obter um ornagrama à candidatura de dep.estadual?sou de PE e trabalho com politíca.

    Resposta
  12. nazare guedes
    jan 29 2010

    gostaria que voçe me informa-se como fazer um planejamento de campanha para um deputado estadual pois estou incluida na coordenadoria de bairro. agradeço desde ja.

    Resposta
    • Sheila Cristina Souza
      abr 17 2012

      Gostaria que vc me informasse como fazer um planejamento de campanha para um VEREADOR de BH ,pois, estou incluida na coordenadoria dele. agradeço desde ja.

      Resposta
  13. Edilson Bruscalin
    fev 17 2010

    Excelente esplanação, tenho absoluta certeza, que até os mais experientes ainda comentem erros por não se atentarem para esse detalhes cruciais, se possivel quero
    receber a continuidade da comunicação do juridico, da mobilização, lojistica e com certeza
    uma prientação sobre um programa de governo. Parabéns.

    Resposta
  14. marcio
    fev 26 2010

    ola,
    gostaria de receber se possivel um modelo de organograma para uma campanha de dep. estadual…
    desde ja meu cinsero agradecimento.

    Resposta
  15. Wellington
    mar 1 2010

    Legal seu artigo … gostei …
    Fiz um sistema web de companha … gestão de campanha via web.
    E lendo seu artigo me deu mais algumas ideias interessantes.
    Parabéns pelo artigo. Wellingtongrande@hotmail.com

    Resposta
  16. Adilson Oliveira Gomes
    mar 2 2010

    Olá, sou pre-candidato á Dep. Distrital em brasilia e gostei muito da materia.
    Se possivel, desejo receber por E- mail um organograma completo para auxílio em minha campanha.
    Desde já agradeço!
    Adilson Gomes

    Resposta
  17. Cátia Canêdo
    mar 15 2010

    gostaria de obter maiores dados como o organogra.
    94-34341549

    Resposta
  18. Priscila
    mar 25 2010

    Ola,
    Gostaria de agradecer a enorme ajuda das suas materias. Gostaria tambem de pedir por email o organograma e mais algumas coisas que voce acharia importante. Irei coordenar uma campanha para um Deputado Estadual e ficaria muito grata.
    Desde ja agradeco sua atencao,

    Priscila Pires

    Resposta
  19. mar 30 2010

    Parabéns pelas informações, este artigo mostra muito bem como se deve funcionar o planejamento de uma campanha, principalmente quando tem dinheiro. Provavelmente estarei fazendo meu premier na politica este ano 2010, já sou um Pré-candidato a Deputado Estadual Paulo Melo PSOL50 MG. Além do material grafico pretendo usar bastante os recursos da internet, como blogs e orkut e outros instrumentos possiveis. Através do site blog tenho feito uma provocação e tenho tido bom acesso e também muitos comentários. Sei o quanto é dificil ultrapassar as barreiras do poder econômico, mas mesmo assim acredito que poderei chegar lá, devido as amizades e familia esparramada por no minimo 12 cidades e amigos dispostos a colaborar e votar por mais umas 15 cidades. Acesse http://www.unaimg.com.br, orkut: Paulo Melo Unaí é o primeiro que aparece, e-mail: pm130266@bol.com.br 38 – 3676 3770 9949 8402

    Resposta
  20. salomao de melo neto
    mar 31 2010

    Gostaria de receber mais informações em meu e-mail, se possível, pois sou pré-candidato a Dep. Distrital, e fiquei muito feliz com a explanação.

    Desde já, agradeço.

    Resposta
  21. jose carlos aguilar
    abr 6 2010

    excelente, agradeço as orientações, estamos organizando campanha a deputada federal, no segmento evangélico. agradeço organograma e outros informes. bom dia aguilar

    Resposta
  22. Eder Silva
    abr 13 2010

    Gostaria de receber mais materiais sobre organização de campanha eleitoral, pois trabalho com um possivel candidato a deputado federal pelo estado do RS, pois quero contribuir para o exito da mesma. Sem falar que estou fazendo faculdade de gestão publica, e gostaria de saber mais sobre este assunto.

    Resposta
  23. Fábio Rodrigues
    abr 14 2010

    ola,
    gostaria de receber se possivel um modelo de organograma para uma campanha de vereador e para dep. estadual…
    desde ja meus sinseros agradecimentos, obrigado.

    Resposta
  24. roberto
    abr 14 2010

    Muito bom, parabens.

    gostaria de receber um organograma enxuto, tenho um pronto. Se for possivel, gostaria que desse uma olhada.

    Resposta
  25. zilda garcia
    abr 25 2010

    Pela primeira vez vou coordenar uma campanha para deputado federal em santa catarina, tenho muitas duvidas, pois tenho pouco recursos, gostei da sua materia e gostaria que se possível receber umas orientações inclusive o organograma, pois estou meio perdida.
    desde ja agradeço sua colaboração.
    zilda garcia

    Resposta
  26. CLÉSIO ALMEIDA
    mai 8 2010

    Gostaria de receber por e-mail, mais orientações de como realizar uma campanha para Dep Fed em SP, tenho muitos contatos, amigos, no segmento militar das forças armadas, PM, Corpo de Bombeiros, terei apoio restrito do partido (PP) e tenho poucas condições financeiras, queria saber como pedir apoio nesta área para empresas e simpatizantes da nossa candidatura, sem me comprometer política ou moralmente.

    Resposta
  27. mai 12 2010

    Qual o email para contato???

    Resposta
  28. rejane solange alves menezes
    mai 15 2010

    Gostaria de montar umPalno de Campanha para Deputado Estadual, queria que passasse a estrutura do Plano como:Aprsentação,introdução,objetivo,meta, cronograma…
    Obrigada pela oportunidade

    Resposta
  29. mai 21 2010

    Essa visão empresarial de campanha politica é de fundamental importância. Veja este site: http://gestordecampanha.wordpress.com

    Resposta
  30. Marcelo CostaTeixeira
    jun 1 2010

    Agradeço pelas excelentes dicas e confesso que preciso me aprofundar , como faço?

    Resposta
  31. Patricia Gois
    jul 21 2010

    vou coodernar uma equipe de campanha para deputado estadual,gostaria que me desse dicas de Aprsentação,introdução,objetivo,meta, cronograma…
    Obrigada pela oportunidade

    Resposta
  32. marcos aurelio
    ago 2 2010

    gostaria de receber tudo que diz respeito a campanha. poes tenho pretenções de concorrer a uma vaga de vereador em minha cidade .Parabens pelo artigo e desde já muito grato.

    Resposta
  33. Soraia
    ago 4 2010

    Cila, achei bastante interessante as suas dicas. Eu gostaria de saber se é conveniente ou não eu fazer uma prestação de contas do vereador com quem trabalho à população da minha cidade neste momento de campanha para deputados e senadores. Você pode me aconselhar? Desde já te agradeço.

    Resposta
  34. Geydson
    nov 3 2010

    Parabéns adorei esse site os textos estão bem claros e objetivos você está de parabéns, agora eu vou ser um leitor assiduo.

    Resposta
  35. jan 9 2011

    Wonderful publish.

    Resposta
  36. marcelo
    jan 15 2011

    ola, Eu irei compor o grupo de uma deputada no rj, gostaria de receber de vocé algumas dicas confesso que preciso obrigado

    Resposta
  37. mar 5 2011

    Adorei seu comentário. Realmente se faz necessário esclarecer alguns pontos importantes antes de se candidatar a algum cargo político. Pois, quando chegarmos lá, não devemos esquecer que não será apenas uma campanha qualquer e, sim trata-se do futuro de um país, estado ou cidade que estará esperando por nossa colaboração seja direta ou indireta.

    Resposta
  38. mar 5 2011

    Sou Jaboatanense e estou me preparando para mais uma candidatura a vereadora em 2012. Este é o ano da mulher e nós não deixaremos passar em branco essa oportunidade! Homens Jaboatanenses que se cuidem!!!!!!!!!

    Resposta
  39. josivaldo ferreira
    mar 12 2011

    ola, eu irei coordenar uma campanha para vereador, gostaria de receber todo o material (informaçoes) para desenvolver esta tarefa.

    Resposta
  40. Margo
    abr 1 2011

    Adorei as dicas, estou me empenhando na campanha de um candidato a vereador, poderia me enviar mais ideias , se der me envie por e-mail

    Desde de já agradeço!

    Um forete abraço, e DEUS te abencoe.

    Resposta
  41. Silvana C O Niemczewski
    abr 27 2011

    Parabéns pela matéria…
    Gostaria de receber material (informações) p/ campanha de vereador.
    Att.,

    Resposta
  42. Saulo da Silva Dourado
    mai 12 2011

    Gostaria de receber mais informações sobre organograma por área completo em meu e-mail, se possível, pois sou pré-candidato a prefeito, e fiquei muito feliz com a explanação.

    Desde já, agradeço.

    Saulo

    Resposta
  43. mai 23 2011

    gostei muito , existe um curso aqui no rio de janeiro .coordenei pela primeira vez a dep. federal e o candidato fez 6169 votos trbalhamos apenas 1mes e 16dias com material na rua e pessoas.

    Resposta
  44. Olha, uma arma fundamental que vejo é não deixe para a ultima hora ou seja, na hora da eleição para tentar mostrar trbalho. Quanto antes melhor, pois, o trabalho, dia, a dia é eficiente, de forma que goste do povo ame o povo é assim que desenvolvo meu trabalho na defesa intregal dos direitos da comunidade, mas tem que ser setorial, alcontrario que muita gente fala. Isso está no conhecimento profundo dos problemas dessa dada comunidade, um abraço.

    Resposta
  45. Maurício(Juca)
    jun 5 2011

    Amigo Cila Schulman, além de de precisar de todo o seu ensinamento e Planejamento para uma Campanha (Ver/Dep Est/Fed/e até para Sen), venho pedir a sua Rica Contribuição e Disponibilidade de alguns materiais instrtutivos, para que eu possa, juntamente com alguns amigos, coordenármos a campanha de um colega nosso à Vereador, aquí em João Pessoa-PB.
    Ciente de que serei contemplado no que de melhor, dospoe para nos atendérmos. Meus agradecimentos e quando vir à Capital João Pessoa, estaremos como bons guias, para serví-lo, Uma Caranguejada bem servada.

    Resposta
  46. Geison Oliveira
    jun 8 2011

    Olá gostaria de receber os passo a passo do seu modelo de organograma para campanha, provavelmente estarei fazendo a comunicação de um candidato a presidente de uma assossiação da policia civil e de um possivel candidato a prefeito de uma cidade, mas ñ tenho tanta expêriencia como organizar

    Resposta
  47. Reni
    jul 2 2011

    Gostei muito do que escreveu sobre administrar uma campanha política, gostaria de receber por email mais informações de como organizar uma campanha política para Prefeito. Sendo atendida, agradeço.
    Um abraço e parabéns.

    Resposta
  48. osvaldo costa
    jul 3 2011

    meu nome é osvaldo, sou de salvador Bahia, vamos lancar um candidato a vereador, gostaria que me enviasse um organograma de todas as funções, pelo meu e-mail, no mais, todas as suas orientações foram marvilhosas, DEUS que te ilumine e proteja, abraços
    valambasg@hotmail.com

    Resposta
  49. Francisco
    jul 7 2011

    Olá…
    Achei seu artigo interessante, pois fui convidado para coordenar uma campanha de vereador. Então, gostaria de obter mais informações de como desenvolver e conduzir este trabalho através de suas experiências.
    Grato!
    Abraço.

    Resposta
  50. wallace sá
    jul 16 2011

    Fui escolhido por um amigopara ser coordenador de sua campanha, não sei se dará certo pois ele não tem recursos, é tudo muitocomplicado pois na nossa região os políticos são famosos ,ricos e influentes.Você poderia me dar alguma dica e ou comentário sobre isso.Somos leigos e tenho receio de começar errado.Obrigado e aguardo sua ajuda.Candidatura a vereador da cidade do rio de janeiro/Bangu realengo … zona oeste.eleições de 2012.

    Resposta
    • Suelyn
      jul 25 2012

      Oi Wallace, eu também estou coordenando pela primeira vez e tive este receio, meu candidato nao tem dinheiro para esbanjar nem o candidato a prefeito de nossa coligação, o outro lado bate no bolso e diz que tem um milhao de reais para gastar nesta campanha.isto não me intimidou, levantei alguns dados,percebi o qt meu candidato é querido e usei isto para criar ao redor da campanha dele toda uma mobilização por sua honestidade,levantei rapidamente um n umero consideravel de cabos eleitorais q nem sequer vao cobrar pois devotam muito apreço pelo candidato, fiz um levantamento de qt temos em caixa, dos custos, e levantei muitos recursos humanos sem custos,pessoas dispostas a levantar uma bandeira em prol da honestidade,em uma p rimeira reuniao ju ntei 47 cabos eleitorais sem custo nenhum,apenas movido por um idealismo que criamos ao redor do candidato.usaremos pouco santinhos, vamos no cara a cara mapeamos a regiao q queremos atingir e trabalhamos arduo em cada setor, cada vez mais, em cada nova reuniao juntam-se a nos pessoas q conquistamos nao so como eleitor mas como novo cabo eleitoral, e assim com muita motivação estamos confiantes nos resultados…e o candidato que tem um milhao?seu grupo ja brigou feio e ja estao se dividindo…

      Resposta
  51. Clério Gomes
    jul 31 2011

    Conforme descrito com muita propriedade pelo autora. Devmos ter ser em mente que uma campaha política é totalmente baseada em formar novos elementos apropriados para desempenhar seu papel nos diversos campos de trabalho no sistema de gerenciamento global, individual e coletivos para atender a uma futura estratégia dentro da sociedade.

    Resposta
  52. Muito bom, se possivel gostária de receber mais informações para continuidade do assunto.

    Resposta
  53. LUCIANO BUZINELI
    set 2 2011

    Olá, bom dia a todos, vou entrar como candidato a eleição pra 2012 gostaria de receber informações em qual partido se filiar, lembrando que ja sou filiado no PSDB a mais de 10 anos mas, temos grande previsão de que o Candidato a prefeito que vai se eleger será do PDT, a melhor escolha será trocar de partido ou permanecer no mesmo mesmo observando que neste partido que sou filiado são os vereadores mais votados todos os anos?

    Por favor, me orientem…

    Resposta
  54. LUCIANO BUZINELI
    set 2 2011

    Quanto ao conteudo “Como organizar uma campanha eleitoral “, ficou muito bom e bem esclarecido todos os passos para se dar bem na candidatura. Parabens… Obrigado pela edição

    Resposta
  55. Andrade
    set 4 2011

    Serei candidato a Vereador de uma cidade no interior da Bahia, gostaria de receber material por e-mail, como planejar uma campanha para vereador. Meu e-mail.: comsistandrade@uol.com.br

    Resposta
  56. luciano
    set 9 2011

    esta é a ideia msm
    vlw pelos comentários

    Resposta
  57. luciano
    set 9 2011

    Qdo se tem recursos fica muito mais fácil e agil e o planejamento, organização, fortalecimento de equipe qdo não se tem este recurso “Capital” O QUE FAZER?
    lucianobuzineli@yahoo.com.br
    Pré Canditado a vereador 2012 PSDB

    Resposta
  58. Alexandre Gomes Ribeiro.
    out 18 2011

    Obrigado pela aula e gostaria de receber um mais orientações por e-mail para apoiar um amigo pré candidato a vereador.

    Atenciosamente,

    Alexandre Ribeiro.

    Resposta
  59. Cassio Foltran
    out 24 2011

    Olá amigo, adorei o texto, muito bom mesmo.
    Se possível, gostaria que me passasse um fluxograma de como planejar uma campanha politica para vereador e também algumas estratégias de marketing que possa estar utilizando na minha campanha. Desde já agradeço pela ajuda.

    Resposta
  60. Juarez Fernandes
    out 30 2011

    Sou coordenador da campanha municipal de uma pequena cidade do interior, e luto com um grande problema, temos um excelente índice de aceitação, mas
    o candidato concorrente vai para reeleição com muito
    dinheiro para gastar.

    Resposta
  61. nov 2 2011

    Eu sô candidado a Prifeitu nu meu municipo. Qui fasso pra apreder?
    pressizo di maies argunhas orientrações. É porçivel a sinhora mi mandá?
    brigadim, viu,

    Resposta
  62. Vera Lobato
    nov 2 2011

    Agorei as informações contidas nesta página.Mas gostaria se possivel que fosse enviado para meu email um esboço do projeto de uma campanha. estou empenhada em um trabalho semelhante.
    Obrigada!
    Vera

    Resposta
  63. ana maria
    nov 10 2011

    Achei esta publicação muito rica em detalhes e muito interessante. Preciso me tornar um excelente coordenador de campanha e preciso de sua ajuda.

    Resposta
  64. silvano pereira da silva
    nov 12 2011

    fui convidado para coordenador geral de uma campanha politica para vereador , gostaria de obter mais informações de como montar minha equipe e até que grau de conhecimento devo procurar.
    att – silvano

    Resposta
  65. Parabens pela aula! Ano que vem venho para Ganhar! Sou de Belem do Para e pretendo fazer uma E-campanha ”Limpa”, nada de panfletos e cartazes, nem campanhas milhonarias. E fazer uma campanha focada em projetos direcionados por um site que vai ter nossas propostas e cronograma de acoes e atingir essa massa e-jovem ou os ativistas da internet que em nosso pais cresce a cada dia e que em outros paises derrubam ditadores e mudam a historia do mundo! Abracos e gostaria de alguns toques para me organizar e entrar com o pe direito!

    Resposta
  66. Acyr Osmar de Oliveira
    dez 5 2011

    Pela primeira vez serei coordenador-geral de uma campanha para Vereador. Suas informações me foram muito valiosas. Certamente estarei atento para outras que virão. Obrigado!

    Resposta
  67. jose carlos neres de assis
    dez 27 2011

    Gostaria de receber mais informações sobre organograma por área completo em meu e-mail, fui convidado a organizar a campanha a vereador de minha irmã, grato pela ajuda. neresassis@hotmail.com

    Carlos

    Resposta
  68. Meu nome e Carmen Silva , sou mãe de um filho especial e venho pré- Candidata a Vereadora de Duque de Caxias pelo partido PSL,fui escolhida pelas mães de Portadores de Necessidade Especias, para Defender na luta para maiores oportunidades para nossos filhos, sei que será uma luta desigual por que sou uma simples dona de casa,Líder de mães,conselheira de pais , conselheira do (FUNDEB)- fundo de desenvolvimento da Educação e valorização dos profissionais da Educação e participante do conselho de segurança (tudo como voluntaria) sou muito conhecida mais tenho medo em pisar em terremo desconhecido se vocês têm um programa de campanha exclusivo para o legislativo mande para mim (caso sim),gostaria de sua colaboração quanto este tipo de Organograma,e Fluxograma ,plano de extrategia etc. e.quando não se tem capital o que fazer?mas tem capacidade de conseguir, gostaria que Sra. Cila e Gerson estivesse aqui pertinho de mim para me sentir mas Forte. FELIZ ANO NOVO que vocês possa me ajudar nesta campanha de 2012.

    Resposta
  69. ALEXANDRE LIRA
    jan 3 2012

    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES,SOBRE O ORGANOGRAMA DA EQUIPE DE TRABALHO.SOU PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR.ATENCIOSAMENTE,
    ALEXANDRE LIRA

    Resposta
  70. João Pedro Marin
    jan 15 2012

    Parabéns pela matéria. Gostaria de receber mais informações (por e-mail) para o planejamento de uma campanha a candidatura de vereador . Desde os primeiros passos . Obrigado.

    Resposta
  71. Silvana Crepaldi
    jan 27 2012

    por favor gostaria de receber por email um modelo de projeto de organograma de campanha para prefeito de uma cidade com + ou –
    32.000 habitantes com uma diversidade de categorias sociais como grandes pecuaristas, empresários e uma sociedade civil mediada em classe pobre,média,média alta.

    Resposta
  72. Rodrigo Martins
    fev 1 2012

    Gostei muito do texto.
    Serei Candidato a Vereador em Glória do goitá.
    abrigado pela orientação.

    Resposta
  73. Maria da Gloria Oliveira da Silva
    fev 2 2012

    Gostei muito!
    Gostaria de receber por email as funções de cada membro que irão fazer parte da coordenação. Fico muito agradecida.

    Gloria

    Resposta
  74. Arli Lustri
    fev 2 2012

    Olá, este ano , pela primeira vez, fui convidada a participar da campanha politica de um excelente médico que será candidato à vereador. Confesso que estou insegura, porem, tenho muita força de vontade e sei que sou capaz. Necessito saber se há palestras ou cursos rápidos para orientação e planejamento de campanhas.
    grata
    abl

    Resposta
  75. fev 12 2012

    meu nome é demetrius maciel preciso de ajuda moro no RIO DE JANEIRO e gostei de tudo que li nesta tarde de domingo pela net vou lutar pela classe dos garçons do RJ e meu logo é A ARTE DE SERVIR BEM e ainda não tenho finaciador como posso montar um projeto finaceiro os senhores podem me dar uma luz FICO NO AGUARDO.

    Resposta
  76. maria oscilene morais maciel
    fev 26 2012

    gostaria de receber mais orientações , com algumas estratégias de marketing, adorei as informações desta página, sou pré- candidata a eleição do meu município no amapá, me envie por e-mail, ficarei agradecida pela sua grande ajuda.
    obrigada!
    Maria Oscilene Morais Maciel ( D.Sonia

    Resposta
  77. Francisco Jorge
    mar 3 2012

    Muito bom artigo. Vamos seguir seus conselhos

    Resposta
  78. valeria aparecida figueiredo
    mar 4 2012

    Gostei muito das informações contidas nesta página. Mas gostaria se possivel enviassem para meu email um esboço do projeto de uma campanha. estou empenhada em um trabalho semelhante.
    obs( candidata a vereadora, de uma cidade de pequeno porte, contendo 7.000 habitantes)
    Obrigada!

    Resposta
  79. Vander Machado
    mar 4 2012

    Adorei o texto, direto e objetivo.
    Gostaria, que me passasse um fluxograma de como planejar uma campanha politica para vereador e como devemos nos organizar o máximo possível, com equipes agindo com motivação e o candidato com seu núcleo central de coordenação direta gastando as solas do sapato, pois o dinheiro é necessário, mas às vezes o esforço inteligente e bem montado faz a diferença. Um abraço e Obrigado.

    Resposta
  80. Marco de Brito
    mar 4 2012

    Muito bom. Gostaria de receber por email um modelo de projeto de campanha para que eu possa utilizar na campanha para vereador.
    Obrigado

    Resposta
  81. ivoney
    mar 19 2012

    Sou pré candidato a vereador e gostaria muito da sua ajuda!
    Se possivel gostaria que você me mandar um organograma da campanha eleitoral pra vereador, ficaria muito agradecido…
    Sou um candidato jovem e que já mostrou que veio para fazer a diferença, por isso preciso da sua ajuda!
    obrigado!!!

    Resposta
  82. sandra coelho
    mar 21 2012

    Pela primeira vez vou coordenar uma campanha para PREFEITO no maranhao, tenho muitas duvidas, pois tenho pouco recursos, gostei da sua materia e gostaria que se possível receber umas orientações inclusive o organograma, pois estou meio perdida.
    desde ja agradeço sua colaboração. SANDRA COELHO

    Resposta
  83. valter da silva rocha
    abr 3 2012

    sou amigo escolhido a cordenador da campanha de vereador de um amigo gostaria de receber dicas como coordenar uma campanha vitoriosa desde já agradeço estarei no aguardo

    Resposta
  84. Gostei muito, e gostaria que você me enviasse um organograma completo pois candidato a vereador em uma cidade de são paulo e estou precisando mesmo de orientação.
    muito obrigado
    Pedro

    Resposta
  85. SONIA SOUZA
    abr 17 2012

    MARAVILHOSAS AS INFORMAÇÕES MAIS GOSTARIA MUITO DE RECEBER EM MEU E-MAIL UM ORGANOGRAMA MAIS ESPECIFICADO E COMPLETO COMO COORDENAR CADA ITEM DESTES INDICADOS POR VCS… AGRADEÇO MUITO PQUE SOU COORDENADORA DE CAMPANHA PARA VEREADOR….

    Resposta
  86. Maria da luz Gomes
    abr 23 2012

    Olá amigo, sou candidata a vereadora no interior da Bahia gostaria se possível, receber por e mail como planejar uma campanha, ou um passo a passo do seu modelo de organograma.
    Desde já agradeço
    Maria

    Resposta
  87. MARIA NILZA FERREIRA PANTOJA
    abr 26 2012

    preciso de um cronograma de uma campanha política da qual irei coordenar se preciso for estoy disposta a pagar o projeto de como estruturar uma campanha política, Por favor pode enviar para pantojanilza@hotmail.com

    Resposta
  88. mai 5 2012

    Olá amigo, adorei o texto, muito bom mesmo.
    Se possível, gostaria que me passasse um fluxograma de como planejar uma campanha politica para vereador e também algumas estratégias de marketing que possa estar utilizando na minha campanha. Gostaria de receber tudo que diz respeito a campanha, pois tenho pretenções de concorrer a uma vaga de vereador em minha cidade .
    Parabens pelo artigo e desde já muito grato.
    Desde já agradeço pela ajuda.

    MILTON PARENTE
    Município do Rio de Janeiro
    PMDB
    (21) 9949-0735

    Resposta
  89. Francisco Muniz
    mai 11 2012

    Parabens!!!!
    Excelente trabalho.
    Francisco Muniz.

    Resposta
  90. Francisco Muniz
    mai 11 2012

    Estamos trabalhando para criar um Partido Novo, o Partido Militar Brasileiro (PMB). Suas informações serão muito úteis, muito obrigado e sucesso e saúde sempre.
    Francisco Muniz (PMB-RJ).

    Resposta
  91. Admilson Marques
    mai 12 2012

    Parabéns pela postagem.
    Gostaria de um projeto para campanha de um candidato a Prefeito de uma cidade com mais ou menos 6 mil eleitores.
    Grato!

    Resposta
  92. LUIZ EDUARDO
    mai 21 2012

    ESTOU EM BUSCA DE APRENDER COMO ORGANIZAR UMA CAMPANHA POLITICA PARA CANDIDATURA DA MINHA ESPOSA,EU QUERO APRENDER TEM COMO ME FORNECER UMAS DICAS.

    Resposta
  93. LUIZ EDUARDO
    mai 21 2012

    Gostei muito… gostaria se possível que me envia-se um organograma completo de cada função por e-mail, pois estou empenhado em uma campanha para promover minha esposa a vereadora da cidade de Aracaju. Em fim será de grande ajuda para a equipe pois o orçamento será de pequeno a médio porte.

    Desde de já fico grata pela atenção , e parabéns ,pois a matéria é ótima.

    Resposta
  94. Adson Frederico Silva
    mai 30 2012

    Agorei as informações contidas nesta página.Mas gostaria se possivel que fosse enviado para meu email um esboço do projeto de uma campanha. estou empenhada em um trabalho
    adson frederico silva
    adsonfred@hotmail.com

    Resposta
  95. MARCELO CANTOÁRIO
    jun 10 2012

    PARABÉNS
    EXCELENTE CONTEÚDO!
    Maceió-AL

    Resposta
  96. parabens…. gostei do conteudo . gostaria de receber mais informaçoes ..organograma para montar estrategias para vereador . mande no meu hotmail.com edonmaria@hotmail.com. obrigado

    Resposta
  97. Wilson Fantini
    jun 11 2012

    Muito bom… gostaria se possível que me envia-se um organograma completo de cada função por e-mail, pois estou empenhado em uma campanha para vereador em Campinas. Será de grande ajuda para a equipe pois o orçamento será de pequeno a médio porte.

    Desde de já fico grato pela atenção , e parabéns , a matéria é ótima.
    Por favor, envie para pichu_w@hotmail.com

    Resposta
  98. FAUSTO ANGELO DI PIETRO
    jun 13 2012

    Parabéns…. gostei do conteudo . gostaria de receber mais informaçoes ..organograma para montar estrategias para vereador . mande no meu g mail faustopietro@gmail.com.

    Resposta
  99. pela primeira vez eu vol me candidatar para veriador na cidade de Embaúba, eu queria umas dica para ganhar a politoca ou seja umas estrateja de como vaser. obrigado………………..

    Resposta
  100. jun 26 2012

    oiiii esse ano estarei fazendo campanha politica pra prefeito na minha cidade,mais como e a primeira vez estou um pouco perdida .gostaria se caso possivel que me madasse dicas para que pudesse estar me ajudando.
    desde ja agradeço Monalyza

    Resposta
  101. mariangela boaventura
    jun 27 2012

    eu achei td que vc falou, mt bom, obrigado
    mas gostaria mt de saber, como fazer uma campanha sem verba

    Resposta
  102. Adriano Cesar Anjos
    jun 28 2012

    gostaria de receber um oograma completo de 3 meses de campanha a prefeito meu e-mail: acaesportes@hotmail.com

    Resposta
  103. jun 30 2012

    sou assessora de um candidato, a vereador por Diadema temos uma estrutura muito boa com comitê e pessoas para trabalhar, estamos precisando de parceria para trabalho com dobradinha politica aqui nas divisas meu email janete_lins@hotmail.com

    Resposta
  104. WALCIMAR ARAUJO DA SILVA
    jul 1 2012

    O CONTEÚDO ESTÁ SHOW DE BOLA. ABRIU MINHAS IDEIAS SOBRE O ASSUNTO.
    AUTAZES/AM

    Resposta
  105. Hellienay Freire
    jul 2 2012

    Adorei as informações e as dicas… Preciso de um modelo de organograma para candidato a prefeito, vou participar de uma reunião onde será decidido o grupo da campanha.
    Grata,

    Resposta
  106. azamor lucena 33000
    jul 4 2012

    ola, quero parabenizar pelo material, estarei usando para orientar minha campanha de vereador em porto velho. tendo novos materiais, gostaria de receber..
    azamor lucena PMN 33000
    azamorlucena@brturbo.com.br
    cel 92247099

    Resposta
  107. Maria Aparecida
    jul 4 2012

    - estou organizando campanha para prefeito de pequena cidade de goiás, adorei o esquema, preciso conhecer da logistica, da dinâmica a politica aqui é muito acirrada, quero ver o proximo passo, e como manter contato para consultar duvidas problema. Sigilo no meu email, mpsmariaaparecida@hotmail.com

    Resposta
  108. jul 5 2012

    Olá, bom dia!!! Muito interessante suas informações e dicas de como elaborar uma boa campanha, vc está de parabéns!!! Meu esposo é candidato a prefeito p as eleições deste ano. GOSTARIA MUITO DE RECEBER EM MEU E-MAIL UM ORGANOGRAMA E FLUXOGRAMA MAIS ESPECIFICADO E COMPLETO E COMO COORDENAR CADA ITEM DESTES INDICADOS POR VCS. AGRADEÇO DESDE JÁ.

    Resposta
  109. Ellen
    jul 10 2012

    Fui escolhida para coordenar uma campanha de uma vereadora minha amiga, gostaria de receber dicas como coordenar uma campanha, adorei as informações encontradas, mas sou cru de tudo, se vc pudesse mandar para mim por email algumas dicas, organograma, fluxograma, enfim como coordenar uma campanha agradeceria bastante muito obrigada estarei no aguardo.

    Resposta
  110. Sandro Alves Rodrigues
    jul 14 2012

    Gostei muito do texto acima, muito claro e de fácil entendimento, pediria a gentileza se for possível pois vou coordenar uma campanha de prefeito que me enviasse pelo email orientações e organograma de campanha o mais breve possível.

    abraços,

    desde já agradeço

    Sandro

    Resposta
  111. Gostaria de saber mais detalhadamente as atividades de um coordenador geral na sua visão.

    Resposta
  112. Amarildo
    jul 18 2012

    Gostei muito muito organizado me sinto um marqueteiro. Gostaria de falar com você, vou trabalhar numa camapanha para prefeito na cidade de Redenção do Pará. Estamos precisando de um marqueteiro.

    Resposta
  113. JOCEI JARDIM RIBEIRO
    jul 22 2012

    BOAS DICAS ESSAS, APRENDI MUITO COM ELAS MAS GOSTARIA DE TER ACESSO AO RESTO DO CONTEUDO, COMO DEVO PROCEDER?
    PARABÉNS A VOCÊ.

    Resposta
  114. JOCEI JARDIM RIBEIRO
    jul 22 2012

    Gostei muito das explicações, muito claro e de fácil entendimento, peço que se possível; pois vou coordenar uma campanha de prefeito que me enviasse pelo email orientações e organograma de campanha o meu Município tem 30 mil habitantes e terá a disputas entre uma candidata (oposição) PMDB e o nosso candidato (governo) PDT, tendo ainda 2 outros candidatos.
    Agradesço a colaboração.
    abraços,

    JOCEI RIBEIRO

    Resposta
  115. mary neica taques calmon
    jul 23 2012

    Serei Coordenadora de uma campnha para vereadora. Gostaria de maiores informacões sobrecomuncacao, juridico logistica, mobilizacao e programa de governo. Gostei muito das informac0oes dadas.Serão muito uteris.

    Resposta
  116. Gilda de Fátima de Oliveira Cunha
    jul 25 2012

    Fui convidada para montar um comitê da juventude, para campanha de um vereador, gostaria se possível que me enviassem idéias de como atrair os votos principalmente dos adolescentes, (1º voto) e dos jovens. Aguardo resposta.
    Obrigada
    Gilda

    Resposta
  117. Daniel Coelho Maciel
    jul 26 2012

    fui convidado para coordenar uma campanha para o cargo de vereador, mais, não sei nem como começar, por favor, se poder me ajude me enviando algumas dicas e sugestões

    Resposta
  118. Edimilson Pires
    jul 28 2012

    OLÁ, GOSTEI MUITO!
    SEREI CANDIDATO À DEP. ESTADUAL NO PARÁ EM 2014
    NÃO TENHO DINHEIRO PARA A CAMPANHA, QUE TIPO DE ESTRATEGIA DEVO USAR?
    DESDE JA FICO MUITO AGRADECIDO.

    Resposta
  119. Ligia Maria Tavares Barrense
    jul 31 2012

    Fui escolhida para ser coordenadora de um comitê. Minha amiga, gostaria de receber dicas como coordenar uma campanha políticA PARA PREFEITO , Adorei as informações encontradas,se vc pudesse mandar para mim por email algumas dicas,enfim como coordenar um comitê. Agradeceria bastante! Muito obrigada estarei no aguardo.

    Boa Noite!

    Resposta
  120. gaucho
    ago 2 2012

    Beleza! mas assim é possível fazer uma boa campanha! sem muitos recursos ? se for me diz porque quero ver se consigo eleger meu irmão! e somos pobres! obrigado!

    meu email darosapacheco@yahoo.com.br

    Resposta
  121. Jaqueline Cavalcante
    ago 20 2012

    Boa tarde, por favor gostaria de receber todo o material, pois irei coordenar uma campanha politica para vereador da base situação do atual prefeito que esta para reeleição. Obrigada

    Resposta
  122. Pedro Lopes
    out 23 2012

    Gostei muito do resumo ofertado mas não se falou de estratégia política, será que ela é peculiar á cada região devido as características regionais e desempenho dos candidatos? Parabéns á todos que comentaram pois enriqueceu bastante meu conhecimento.

    Resposta
  123. GILVAN
    jun 11 2013

    MEUS PARABENS, PARA PESSOAS QUE ENTRAM NA PRIMEIRA DISPUTA EM UM CARGO POLITICO, COMO É O MEU CASO EM 2014, É DE SUMA IMPORTANCIA TER ALGUEM QUE POSTA UMA MATÉRIA DE ALTISSIMA QUALIDADE, COMO É A SUA PARA APRENDERMOS ALGO A MAIS. SUA MATÉRIA SOMA NA MINHA VIDA POLITICA. OBRIGADA. CARIOCA 2014. , PERNAMBUCO / BRASIL.

    Resposta
  124. Christine Bastos
    out 6 2013

    Boa Tarde.

    O teu texto esta bem simplificado e de bom entendimento.

    Resposta
  125. sidne da silva do cabo
    out 29 2013

    gostei e precisarei de muita ajuda pois pretendo me candidatar a dep.estadual no RJ
    não tenho dinheiro tenho 3 carros para fazer propaganda como devo administrar sem dinheiro

    Resposta
  126. Carlos Corrocher
    nov 23 2013

    Você postou mais detalhes conforme escreveu? Gostaria de recebê-las. Grato e parabéns pelas informações.

    Resposta
  127. valmir
    nov 24 2013

    sou pré candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro, gostaria de um orientação, logística para que eu venha administrar minha campanha, com as pessoas certas nos lugares certos.

    Resposta
    • valmir
      nov 24 2013

      Gostaria de receber informações, como começar uma campanha para dep. estadual

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: