Pular para o conteúdo

14 de julho de 2008

29

Como organizar uma campanha eleitoral II

por cila schulman

• Escolhidos os coordenadores geral e financeiro da campanha, caberá a eles a tarefa de definir os custos e o cronograma de atividades. Sim, companheiro, primeiro você tem que definir o budget, o orçamento, depois procurar os profissionais para realizar o trabalho. Estranhou? Está acostumado a sair perguntando o que a pessoa/empresa propõe e quanto custa isso? Pois tá errado. Então vamos a um passo a passo:

Começamos comparando a montagem de uma campanha eleitoral à fundação de uma empresa. Se concordamos com isso vamos concordar também com o fato de que toda a empresa que se preze tem orçamento e meta, certo? Ou você já viu alguma empresa que sai gastando, gastando, contratando amigos, familiares, filhos de amigos, aposentados, apadrinhados e depois vai ver como ficou, como paga as contas? Se você já viu, certamente não vê mais, pois a tal empresa deve ter falido ou vive de favores.

• Então se você é daqueles que pergunta quanto custa antes de saber o que quer, não pretendo ser grosseira, mas sinto muito, você é um amador. Eu até entendo, nem toda campanha eleitoral no Brasil é profissionalizada e essa “batata quente” caiu na sua mão meio sem querer, agora você tem que resolver de qualquer jeito (literalmente). Se este é o seu caso, vai aqui um conselho de graça: procure antes se informar, veja o quanto você pode gastar, enxergue o quadro de forma geral, veja quais são as suas possibilidades, procure os melhores profissionais para depois formar a equipe e contratar serviços. E se, ao contrário, você já não é mais marinheiro de primeira viagem e continua cometendo os mesmos erros, hum…deixa pra lá, que a amizade continua, afinal, amigos, amigos, negócios à parte.

• Prosseguindo: não confunda ficar no budget com pechinchar serviços profissionais. Vou ser mais clara: faça um orçamento e procure contratar o que tem de melhor, de mais eficiente, dentro desse preço. Não faça politicagem com o que tem de mais fundamental nessa hora, que é o dinheiro que vai fazer a sua campanha rodar de forma competente. Fale com quem entende. Procure o que tem de melhor dentro da sua realidade. Não prometa o que não pode pagar, nem contrate quem você não pode demitir. Também não contrate um serviço apenas porque é mais barato ou porque é amigo. Contrate menos porém melhor. Ou seja, não jogue dinheiro fora com excessos, firulas, bobagens, frescuras, medalhões, gente que não trabalha ou que trabalha pouco, mas também não desrespeite quem é profissional questionando preços só pra dizer que é esperto.

• Também não vai gastar tudo com um, dois, dez profissionais e pagar salários de fome pro resto só porque eles têm outro tipo de relação com você (já são seus funcionários, dependem de você, não têm outra saída, etc. e tal). Além de injusto é perigoso: gente insatisfeita e sentindo-se injustiçada dentro de comitê eleitoral é um rastro de pólvora.

• Deu pra entender até aqui ou quer que eu desenhe? Desculpa, mas esse assunto de quanto custa uma campanha é enlouquecedor. E a melhor resposta, de longe, é: depende da campanha. Tem a da improvisação e tem a pra ganhar. Tem a da burocracia e tem a profissional. Tem a do time coeso e tem a da divisão. Tem a dos apoios leais e tem a dos arrivistas. Tem a dos que só vão na boa e tem a dos que estão lá em todas as horas. Tem a do desperdício e tem a da eficiência. Qual vai ser a sua?

• Depois de saber sua real possibilidade de gastos, o recomendável hoje em dia é contratar logo o seu coordenador jurídico. Como diz o meu amigo Mario Edson, “nos tempos atuais é melhor ter um candidato ruim com um jurídico bom do que ter um candidato bom com um jurídico ruim”. Pensa que ele tá exagerando só porque vai se formar advogado? Um pouco é, mas num tanto ele tem razão. Outro dia citei essa frase numa palestra e o advogado eleitoral que falou depois de mim disse que era a primeira vez que recebia um elogio de uma coordenadora de comunicação. Mas quer saber? É verdade. Se não souber a legislação, se não estiver em dia com o que pode e com o que não pode, se o jurídico não for muito ágil e preparado, você corre o risco de ganhar mas não levar. Duvida? Dê uma olhadinha rápida no site do TSE e acompanhe as cassações. Loucura!

• A esta altura você já deve ter pelo menos um advogado em sua equipe, pois se é candidato esse ano você já realizou convenção, já registrou sua candidatura, já está constituindo seu comitê financeiro. Mas pode ser que ainda não tenha formado todo o time jurídico, cujo trabalho vai lá até o Dia D. Para levantar os custos desta contratação, leve em consideração que você vai precisar de profissionais que acompanhem especificamente as áreas financeira e de comunicação bem de perto, pois são dois setores que precisam de assessoria jurídica o tempo todo. Veja bem como vai distribuir a sua estrutura, inclusive fisicamente.

• O seu coordenador jurídico pode ser um profissional independente ou representar um escritório. O importante é dar a ele liberdade para que atue com os profissionais da sua (a dele) confiança e que haja relacionamento fácil com as demais áreas da campanha. Se a sua campanha vai ousar, procure um advogado mais peitudo. Se a sua campanha vai ser papai-com-mamãe, vá pelo mais tradicional. Contrate sabendo quem é quem e não apenas quem está mais perto. Cada um tem um estilo. Cada campanha tem uma estratégia. Mas se for para definir o ponto básico na hora de contratar, a questão a prestar atenção é se o time do jurídico tem experiência em campanha eleitoral.

• Não acompanhou a conversa? Pois já estive em campanha grande com jurídico amigo da família que nunca tinha participado de uma eleição por dentro. Por melhor que seja o escritório, não adianta. Até o cara entender, chegou o 5 de outubro. Mas se não tem outro jeito, se no seu município não tem alguém especializado, então opte por gente batalhadora e bem-relacionada. Um time de advogados lutadores, incansáveis e informados já é um bom começo. Porém tome cuidado: as ações jurídicas fazem parte da estratégia geral da campanha, não podem ser dissociadas. Se você é a favor da liberdade de expressão, não pode o seu jurídico sair caçando tudo que é blogueiro.

• Outra coisa: erros e inocências jurídicas deixam os juízes furiosos. E com razão: eles têm um sem número de ações para examinar, se alguém entra com bobagem que significa perda de tempo, só por entrar ou para fazer a vontade do chefe (você!), dá mau humor mesmo. Então, todo cuidado é pouco, todo profissionalismo é fundamental na hora de escolher o seu jurídico. Nunca pegue aqueles que jogam pra torcida. Bons de tomar uísque junto, ruins de serviço. E isso vale para todas as áreas.

• Voltando mais uma vez ao começo: lembre sempre que o seu coordenador-geral é quem dirige a estratégia e as diversas táticas da campanha como um todo. Ele tem realmente que coordenar todas as áreas, saber como fazer, como definir, como decidir, senão, por melhor que sejam os vários profissionais contratados, sem comandante qualquer barco afunda.

• A seguir: os outros quadradinhos do seu organograma. A comunicação, a logística, a mobilização e muito mais. Num post em breve, perto de você!

About these ads
29 Comentários Comente
  1. vanda celia
    jul 14 2008

    Querida amiga,
    Parabéns pelo blog. É muita informação útil. Você escreve bem e pensa melhor ainda. Tem clareza sobre o que fala. Muito bom mesmo. Nota mil, com louvor!.
    Bjos,
    Vanda

    Resposta
  2. jul 27 2008

    Nossa quanta informação maravilhosa.
    agora nesta campanha que eu empolgai, suas informações estão ajudando minhas ideias.
    quero uma musica para minha campanha.!
    bjusssssss
    NEIDE BRANDAO

    Resposta
  3. Adailton Ferro
    ago 13 2008

    Muito informativo tudo isso aqui!
    Realmente a gente tem que ter o pé no chão. Eficiencia e eficácia molas mestras da tomada de uma decisão.

    Sou um marqueteiro e acredito nisso.

    abraços

    Resposta
  4. João Bosco Gestal
    nov 24 2009

    Parabéns pelas idéias que nos ajudam no desafio que é a organização da campanha política. Um abraço. João Bosco

    Resposta
  5. Eliezer Batista
    fev 10 2010

    Ola! amigo, otimo suas colocaçòes, as novas campanhas que vem por ai, ou o canditado contrate especialistas em campanhas politcas ou ta fora, um abraço

    Resposta
  6. tadeu berni
    mar 11 2010

    Bom Dia Cila, Sou filho do Berni (Tadeu) e estou apreendendo muito com os seus textos sobre campanha politica, Já fez algumas campanhas politicas, mas sempre estou lendo sobre o assunto.

    Um abraço

    Resposta
    • cila schulman
      mar 11 2010

      Oi Tadeu, valeu mesmo! Beijão.

      Resposta
  7. Gilson Martins
    abr 25 2010

    Palavras sabias de uma mulher inteligente.Conto com o seu apoio em minha campanha eleitoral .Um grande passo ja foi dado :Te conhecer profissionalmente.

    Resposta
  8. sheila
    jun 4 2010

    odiei!

    Resposta
  9. Dehon Ferreira Santos
    jun 21 2010

    Como sou uma pessoa que gosta de politica, sempre participo ativamente das campanhas em todas as eleições, gostaria que me enviasse alguns artigos sobre campanhas políticas, e tudo o que se refere a eleições. Um grande abraço

    Resposta
  10. jul 9 2010

    muito bom! mais um pouco vago. gostaria de mais riquesa de detalhes…

    Resposta
  11. FERNANDO DUQUE
    jul 28 2010

    PARABENS E MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÕES.

    Resposta
  12. Paulo Roberto
    ago 26 2010

    Parabéns

    Resposta
  13. jorge
    abr 17 2011

    Tem muita qualidade e riqueza em seus comentarios,parabens! Gostaria de saber qual melhor perfil para se tornar apto a ser candidato a vereador: assistencialista; dinheiro ou articulador?

    Resposta
  14. mai 9 2011

    Parabéns, sábias Palavras, ler o seu escrito me ajudou muito.

    Resposta
  15. lobo
    jun 7 2011

    Muito Bom
    Gostaria de ser minha coordenadora para e eleição de uma Prefeita.

    Aproveitando, seria possível ?

    Candidata : VC número de campanha : 99
    Partido : PPV Partido para você
    Slogan : Só você e Deus salvará está cidade.

    Pode………..

    Resposta
  16. jun 10 2011

    ola , otima a sua informaçao gostaria que o senhor me desse mais informaçoes como se organizar vou me candidatar as eleiçoes par vereador me ajuda amigo todas as enformaçeçoes que o senhor possa me ajudar valeu

    Resposta
  17. jun 19 2011

    Essa menina sabe, é fera!
    Precisamos ler mais sobre o que você pensa Cila.

    Melo.

    Resposta
  18. ago 17 2011

    Aqui em S.Luis, estamos iniciando projetos para campanha eleitoral, então ler, ouvir ou saber de qualquer forma, algo sobre o que você pensa, já é importante.
    Você é SHOW!!!!!!!!

    Melo

    Resposta
  19. sergio luz
    ago 22 2011

    Parabens pelas ricas informaçoes .

    SERGIO LUZ / 2012

    Resposta
  20. ALDACY MAIA BATISTA (DADA)
    ago 23 2011

    quero agradecer CILA pelo grau de responsabilidade para com os leitores.
    é admiravél a riqueza do conteúdo de cada assunto.
    JURUTI-PÁ

    Resposta
  21. jhonatan rodrigues
    out 20 2011

    Olá, Gostei dos seus comentários, poderia me passar um contato seu mais direto? como telefone ou algo assim?
    Obrigado.

    Jhonatab

    Resposta
  22. leila menezes
    mai 9 2012

    estou na luta para tentsr ajudar um amigo, ele e candidato a prefeito, gosto muito dele , acredito em seu potencial, sei que sera um bom prefeito, mas ele esta no patamar dos menos favorecidos, e muito querido muito ´popular e acidade o ama, mas eu quero uto ajuda-lo, com musicas slogans, me ajude por favor.. grata leila mg

    Resposta
  23. quanto custa aproximadamente uma campanha media de candidato à prefeito com população de 20.000 habitante 6 bairros

    Resposta
  24. Fernando
    jun 16 2012

    Obrigado pelas informações, gratuitas, edificadoras. Num mundo que o dinheiro é tudo, essa sua iniciativa é um exemplo de que podemos contribuir com o próximo. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO SEUS PASSOS. MUITO OBRIGADO.
    FERNANDO, ARACAJU-SE

    Resposta
  25. Lauanda Peixoto
    jun 30 2012

    Parabéns por sua capacidade de nos fazer entender a fundo o que será diante essa lute por objetivos,gostaria de falar com vc pois sou pré candidata a vereadora em um município de 5 mil hab. porem que está largado as mazelas da atual administração e o município arrecada cerca de 5 milhões mês devido a extração de minério…nenhum desenvolvimento real porém em pleito eleitoral os sucessores usam de doações e acordos .Não sei o que fazer e nem como devo traçar minhas metas diante a maquiagem que pregam nesse período e infelizmente as pessoas menos favorecidas se deixam iludir por ganhos momentâneos sem pensar nas consequências pós eleições.Grata.Aguardo.

    Resposta
  26. Marcia Cristina Momo Pivotto
    jul 16 2012

    Ola! Muito interessante e esclarecedor seu assunto, a tantas duvidas aos novos candidatos…
    sou candidata a vereadora pela primeira vez, sou bem leiga neste assunto, pois gostaria de mais dicas e sugestoes doque eu poderia fazer para chegar a possivel vitoria.
    Obigada!

    Resposta
  27. Iran Novaes
    jul 30 2012

    Realmente, as informações foram muito bem absorvidas. Um forte abraço!

    Resposta
  28. Legal bem bolado!!!!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: